Pontos Turísticos

Bondinho

Conta com 47 cabines, cada uma com capacidade para seis pessoas, que percorrem uma extensão aproximada de 1.170m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115m. Essa é uma parceria do Santuário Nacional e com a empresa BonTur.
O visitante pode ter acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro, que oferece uma bela vista de Aparecida e regiões próximas. A tarifa para o Mirante é de R$ 6,00 para adultos e R$ 3,00 para crianças (6 a 12 anos) e para idosos.

Campanário

Ele faz parte das obras dos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba e funcionam das seguintes formas: por meio de toques comuns ou reproduções musicais personalizadas pelo Santuário por meio de teclado específico para isso, pois segundo o artista sacro Cláudio Pastro, o som produzido pelo bronze representa a voz de Deus a tocar no coração de cada ser.

O maior sino que fica na base do Campanário é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José, homenageando também a Família Campanha dos Devotos.

Capela da Ressurreição

Ela foi inaugurada em novembro de 2007. É um local dedicado à oração e reflexão, que fica na Esplanada João Paulo II, no fim da colunata externa.

Ela abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo e Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, além do Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.

Capela das Velas

Foi construída na década de 70 e reformada em 2004, e após, recebeu uma cruz, obra do artista sacro Cláudio Pastro. No local foi colocado um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina. Há exaustores instalados no local.

Possui decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão.

Capela do Batismo

Foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2010. Ela foi um presente da família Sieh, devotos da Mãe Aparecida. Está localizada na explanada João Paulo II.

O piso forma um sol e contém a palavra ‘Pax’, saudação do Ressuscitado. A Cúpula simboliza o céu que faz o batizado ser luz do mundo. No barrado está a procissão de cordeiros.Na porta da Capela há a árvore da vida, com a inscrição ‘O Cristo, novo Adão, abre-nos as Portas do Paraíso’.

Capela do Santíssimo

Ela nos remete ao Mistério Eucarístico. Possui uma cúpula revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro, e um barrado de dois metros de altura. Esta localizada à direita do Altar Central.

O retábulo da Capela do Santíssimo é composto por cinco mosaicos italianos, presentes de São João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 1980. Nos mosaicos estão a representação dos quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal.

Capela São José

Seu piso tem desenho de lírios que se abrem, simbolizando a pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus. As estrelas de Davi no corredor relembram da descendência de José.

Ela está localizada à esquerda do Altar Central do Santuário. No local são celebradas missas em dias de menor movimento. A cúpula da Capela é em tons de ouro e simboliza a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal, e indica que Deus é a luz plena e que o grande vazio é o espaço para o invisível presente.

Centro de Apoio ao Romeiro

Ele tem o objetivo de oferecer comodidade, acolhimento e lazer aos visitantes. E está Localizado no pátio do Santuário Nacional.

Possui duas Praças de alimentação e diversas lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. A estrutura também dispõe de fraldário, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, terminais bancários, aquário, parque de diversões, entre outras coisas.

Cidade do Romeiro

O local conta com a Capela Nossa Senhora da Esperança, o Hotel Rainha do Brasil, o Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, Centro Comercial, restaurantes, área de convívio, além de uma ampla área verde com lagos e parques.

Foi projetada para receber religiosos e peregrinos, além de ser um espaço de lazer para os moradores de Aparecida e região.

Posssui o Caminho do Rosário que da acesso da Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguassu, onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.

Espaço Devotos Mirins

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para visitação e, nos sábados, domingos e feriados, o mesmo horário, mas com apresentação dos personagens Devotos Mirins.

Possui diversos locais para tirar fotos como: o ônibus da Turminha, o Cantinho da Mãezinha Aparecida com orações, quebra-cabeça, balcão da Revista Devotos Mirins e de produtos, além de histórias em quadrinho por todo o local e um palco para apresentações dos personagens.

Feira Livre

Está localizada nos arredores do Santuário Nacional. É um atrativo à parte na cidade, e atrai muitos compradores, entre turistas e moradores do município

As barracas são montadas todas as sextas-feiras, sábados e domingos.

Possui uma variedade enorme de produtos, entre eles artigos religiosos, roupas, calçados, eletrônicos e lembranças de Aparecida.

Matriz Basílica

A igreja foi inugurada pelo bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, em 24 de junho de 1888 na época conhecida como "Igreja de Monte Carmelo" (Basílica Velha).

Esse mesmo bispo assinou concedendo o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em 28 de novembro de 1893.

A igreja foi reformada e ampliada no ano de 1768. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos.

Memorial Devoção Nossa Senhora Aparecida

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2016.

Todas essas atrações unem arte e efeitos multimídia, para levar o visitante a uma experiência sensorial única pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba, até os fatos mais recentes dessa trajetória, como a construção da Basílica Nacional.

Memorial Redentorista

O Memorial Redentorista foi criado em 1910, para guardar de forma digna, os restos mortais dos Missionários Redentoristas: Padres e Irmãos brasileiros e alemães falecidos desde 1898. Estes missionários foram homens de fé, e dedicaram suas vidas ao Evangelho de Cristo, à Igreja, à Congregação do Santíssimo Redentor e ao povo de Deus.

O Memorial Redentorista fica localizado no pátio interno do antigo Convento dos Missionários Redentoristas, construído em 1898.

Mirante

ELe possui 324 metros quadrados e fica localizado no 16º andar da Torre Brasília. É possível observar grande parte do Vale do Paraíba, bem como oferece visão privilegiada do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra que corta a cidade de Aparecida.

Crianças de seis a 12 anos, pessoas acima dos 60 anos e estudante com carteirinha pagam 50% do valor da entrada. Crianças abaixo de cinco anos não pagam.

Morro do Cruzeiro

Em 1925 foi fixada a primeira cruz no alto do morro e, em 6 de abril de 1948 durante a celebração da Semana Santa, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo então vigário, Pe. Antônio Pinto de Andrade.

Possui uma área de 2.210 m² , com 685 m de altitude, 900 m de extensão e 87 m de altura.

Utilizando o Bondinho de Aparecida, com saída e retorno pelo o Santuário Nacional, facilita a visita ao Morro do Cruzeiro.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com benção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, primeiro Arcebispo de Aparecida.

O prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida foi o primeiro local onde funcionou o museu. Sua coleção foi reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro a partir da coleta de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas.

Posteriormente, o museu foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde permaneceu até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967, passando a ocupar o 2º andar.

Nicho Nossa Senhora Aparecida

Fica localizado na Nave Sul o Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado.

Ele é revestido também em ouro branco e recebeu detalhes simbólicos da ‘pesca milagrosa’, momento em que a Imagem foi encontrada pelos três pescadores, nas águas do Rio Paraíba. O retábulo tem quase 37 metros de altura. O primeiro Retábulo do Trono de Nossa Senhora foi construído em 2004, este novo foi finalizado no dia 31 de agosto de 2011.

Passarela da Fé

Foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971, e no dia 1º de janeiro de 1972 foi dada uma bênção seguida pela primeira procissão com a Imagem de Nossa Senhora.

Possui 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão.

Ela foi constrída para melhorar o acesso dos peregrinos no trajeto entre as duas basílicas.

Porto Itaguaçu

Possui uma área de 129.337m². Os devotos podem visitar a Capela de São Geraldo, construída como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 6 de abril de 1926.

Itaguaçu quer dizer - Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes.

Atualmente é possível acessar o Porto pela Cidade do Romeiro a pé ou passeio de trem.

Presépio

Está localizado no pátio do Santuário Nacional, e possui esculturas que representam o nascimento de Jesus e outras representações, como o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Ele possui 7.345 metros de comprimento, todas as peças tem tamanho natural e foram feitas em cimento. A idealização e concepção do projeto do Morro do Presépio é do Padre Ronoaldo Pelaquim C.S.sR, e as peças são de Alexandre Moraes.

Endereço: Rua Monte Carmelo, 165, Centro, Aparecida - SP

Sala das Promessas

Também conhecida como Sala dos Milagres, fica localizada no subsolo do Santuário Nacional e é o segundo lugar mais visitado do Santuário Nacional.

Atualmente, a Sala das Promessas recebe aproximadamente 19 mil devotos por mês, sendo que no mês de outubro, esse número chega a 30 mil. Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição.

Fonte: Portal A12.com